Mais ficção e menos conhecimentos bíblicos

Mais ficção e menos conhecimentos bíblicos

`` A Terra Prometida, `` sem sombra de dúvidas, é uma grande produção televisiva da TV Record que pertence à Igreja Universal do Reino de Deus dirigida pelo Bispo Edir Macedo.
Com recursos de toda a sorte (financeiros, cenográficos e de um modo em geral), a novela bíblica está chegando aos seus momentos finais recheada de ficção e sem evidenciar conhecimentos bíblicos que são encontrados no livro de Josué, sucessor legítimo do grande líder Moisés.
Os autores da novela da Record, diga-se de passagem, foram bastante criativos em questões ficcionais, pois teriam que demonstrar conteúdos menos interessantes e verdadeiros existentes nas sacrossantas páginas do Velho Testamento.
Atendo-me a pequenos detalhes, posso evidenciar alguns aspectos em contradição com  o Antigo Testamento: 1) O livro de Josué não cita, nem qualquer outro, a personagem Aruna como tendo sido a segunda esposa do grande general em destaque; 2) Perto de conquistar a terra prometida, Josué, no texto bíblico, estava com a idade avançadíssima de 120 anos.
Atenta aos aspectos de audiência e a outros fatos mercadológicos, os autores e diretores da novela optaram por um Josué (ator Sidney Sampaio) com cara de galã e uma aparência de, no máximo, 35 anos de idade.
O grande erro da novela A TERRA PROMETIDA, para mim, enquanto jornalista e pastor evangélico,  foi ser muito mais ficção do que história bíblica.
Certamente, a TV Record deve ter faturado muitos milhões de reais. Contudo, perdeu em qualidade bíblica, pois muitos dos seus telespectadores, evangélicos ou não, foram enganados por caracterizações (em geral), totalmente foram dos padrões da Bíblia Sagrada.
Esta é a triste realidade dos fatos: sobrou ficção e ficou devendo em contextualização bíblica mais aceitável. No mais, tenho dito!
Pastor Ruy Matos: presidente e editor do A FOLHA DE NORDESTINA. Escritor e jornalista, preside o Conselho de Pastores e Obreiros Evangélicos de Nordestina, CPOEN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando de fundar `´ igrejas evangélicas

Por Trás das Malhadas

Muito obrigado, Marcos Batista de Souza