Amigos de Deus

Estudo Biblico Amigos de Deus

Evangélica Gospel


João 15:14; Tiago 2:21-24

Nós podemos ser amigos de Deus? Qual é a diferença entre harmonia e amizade? É possível crer em uma amizade Divino-humana, entre O que é Perfeito e o imperfeito? Por que Deus quer amigos em vez de companheiros?

Nós podemos ser amigos de Deus? Sim, porque Jesus mesmo diz que podemos ser. Jesus, em João 15:14, usa uma expressão comum para “escravos” que trabalhavam dentro da casa de seus donos. Em Sua época, havia escravos que trabalhavam fora da casa e os que trabalhariam dentro da casa, junto a seus senhores.

• Esses escravos eram escolhidos “a dedo” e se tornavam mais íntimos de seus donos, conhecendo os seus segredos e planos. Esse tipo de escravo conhecia as razões das ordens de seus senhores. Portanto, ignorar ou rejeitar esse relacionamento com Deus por meio de Cristo, é considerado uma atitude de incredulidade.

Qual é a diferença entre harmonia e amizade? Toda amizade pode ser analisada por meio de graus, ou seja: A amizade “frágil” não suporta nenhuma tensão sem se romper. A que é “provada pelo fogo” de uma longa experiência é quase impossível de ser destruída. Harmonia é semelhança nos pontos de contato e amizade é semelhança onde os corações se fundem.

• Alguém pode participar do trabalho do Senhor sem amor. Ele cumpre deveres, mas sem pensar nos propósitos de Deus. Ele é indiferente a tudo e a todos.

• Outro realiza a vontade de Deus em sua vida, pela razão de amar a Deus e ao próximo que Ele também criou. Ele é diferente, porque obedece em amor sacrificial. (cf. Mt.7:21)

É possível crer em uma amizade Divino-humana, entre O que é Perfeito e o imperfeito? Há características em Deus que nunca estarão em nós. Deus é incriado, auto-existente, infinito, soberano, SENHOR e outros atributos que são somente Dele. No entanto, há outros atributos Divinos que Ele concedeu ao homem como: intelecto, consciência própria, amor, bondade, santidade, compaixão, fidelidade, honestidade, “sacrifício” e são estas como outras características semelhantes que nos fundem a Ele.

• Deus é Perfeito e o homem é imperfeito. A perfeição está do lado de Deus e a imperfeição está do nosso lado, em nossa falta de disposição, fraqueza em crer nos propósitos Divinos, fé diminuta e outros obstáculos. (cf. Jo.20:27)

• Entretanto, nós podemos avançar e crescer na graça, mover-nos progressivamente rumo a essa união gloriosa, por meio do amor, obediência, oração, desapego ao espírito mundano e no exercício da fé sobre as verdades reveladas nas Escrituras.

• Saiba que nenhuma verdade das Escrituras é automaticamente eficaz e só é, quando mudamos a nossa atitude para com ela; isto é, quando desejamos colocá-la em prática pelo amor e confiança que temos em Deus!

Por que Deus quer amigos em vez de companheiros? Ao companheiro, nós temos que lhe oferecer entretenimento, mas ao amigo, o tratamos como membro da família, pois estamos unidos em propósitos. De acordo com Tiago, Deus não ofereceu a Abraão distração, mas o desafio da unidade de propósitos – o sacrifício de um (Isaque) que representaria o Sacrifício futuro de “Outro” - Jesus. Abraão obedeceu e foi aceito como “amigo de Deus”! Portanto:

• Você se torna amigo de Deus, quando é capaz de colocar no Seu altar o que é Dele. (Tg.2:21)

• Você se torna amigo de Deus, quando entende que a sua fé só se completa e é verdadeira, ao “fazer” somente o que Deus lhe pede. (Tg.2:22)

• Você se torna amigo de Deus, quando confia Nele de todo o coração. (Tg.2:23)

• Você se torna amigo de Deus, quando crê que é aceito por Deus, não somente pelo que crê, mas também pelo seu compromisso com os propósitos de Deus. (Tg.2:24)

A Bíblia diz: (...) Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. (Tg.4:4 NTLH) O apóstolo João declarou: (...) o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre. (1 Jo.2:17 NTLH)

| Autor: Pr. Walter de Lima Filho | Divulgação: estudosgospel.Com.BR |
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando de fundar `´ igrejas evangélicas

Por Trás das Malhadas

Muito obrigado, Marcos Batista de Souza