Uma questão de sacerdócio

Numa definição, para nós, um tanto limitada, os dicionários da língua portuguesa definem a palavra capelão da seguinte maneira: ´´ sacerdote católico que celebra missas em instituições de ordem militar.``
Outros dicionaristas definem o vocábulo em destaque assim: ´´ padre-militar que celebra missas em quartéis.``Embora, para os doutos dicionaristas, tais explicações acima estejam corretas, no exercício da Capelania e como ministro do Evangelho do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, acredito na existência de melhores definições para o vocábulo capelão.
O capelão é um ministro do Evangelho do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que dedica uma parte da sua carga horária semanal em prol daqueles que necessitam, sobretudo, de uma ajuda de ordem espiritual.
Numa linguagem bastante popular, diríamos que o capelão é igual ao famoso BOMBRIL; `` possui mil e uma utilidades. `` A capelania, portanto, é o agir cotidiano do capelão.
O capelão é um ministro, isto é, um servo, um servidor. A Capelania só é verdadeira quando o seu titular possui um espírito diaconal, ou seja, gosta de servir a todos.Poderíamos dizer  que  o capelão é um diácono, porém com uma área de atuação muito mais abrangente.
 O diácono, na visão do Novo Testamento, é um servidor da e para a igreja local. O capelão, pelas características do seu trabalho, pode e deve atuar em quaisquer espaços, sem limites de ordem geográfica.
Como um SERVIDOR DO REINO DE DEUS, o capelão é um `` pastor `` sem a igreja local para pastorear. Melhor dizendo, o ministro da Capelania pode atuar em diversas áreas; presídios, escolas, hospitais, asilos para idosos, universidades, escolas em geral, hotéis, aeroportos, shoppings e instituições governamentais.
Segundo alguns estudiosos da Capelania, em virtude da crise moral dos tempos hodiernos, o capelão é uma pessoa de grande importância nas mais diversas áreas da atuação humana,
A capelania por conta da sua grandeza espiritual, tem incomodado aos agentes do REINO DAS TREVAS. Em muitos lugares do mundo, infelizmente, os capelães são vistos como fortes concorrentes de pastores de igrejas locais!
Graças a Deus, tenho a formação de ministro do Evangelho e de capelão servindo ao Senhor com verdadeira alegria em qualquer parte do mundo.Como pastor-capelão, sou útil ao REINO DE DEUS no pequeno município de Nordestina, encravado na região do semi-árido baiano. Tenho dito!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando de fundar `´ igrejas evangélicas

Por Trás das Malhadas

Muito obrigado, Marcos Batista de Souza